ENSINO MÉDIO

OBJETIVOS

-Proporcionar a autonomia intelectual e moral do aluno para que ele possa construir o seu próprio aprendizado, desenvolvendo as múltiplas inteligências.

- Prepará-los para a entrada na universidade compreendendo os processos produtivos tirando o melhor proveito do seu potencial para interagir de forma coerente e eficaz, desenvolvendo o pensamento crítico e criativo.

- Desenvolver projetos de autonomia que leva ao crescimento emocional e intelectual do aluno, incorporando-lhe valores e construindo competências e habilidades para que se oriente melhor neste mundo de mudanças rápidas.

- Organizar o processo ensino-aprendizagem utilizando recursos de multimídia, com aulas mais dinâmicas em que o professor é agente responsável pelo crescimento do aluno e este é o agente histórico e modificador do seu meio.

- Formular questionamentos de problemas da realidade para resolvê-los utilizando o pensamento lógico, a criatividade, a síntese e procedimentos adequados e eficientes.

- Incluir modelos de provas, simulados das principais universidades UFC, UECE, objetivando adequação às circunstâncias, superando suas emoções aflitivas, inseguranças frente ao exame vestibular. Realizando assim uma escolha consciente e segura de sua futura profissão.

Laboratório de Redação

É uma proposta que procura formalizar os procedimentos básicos para a execução de laborátorio de redação, como instrumento didático-pedagógico do ensino da produção e interpretação de textos. Aplica-se a todos os níveis de aprendizagem, respeitando logicamente as necessidades e o grau de conhecimentos culturais da clientela. É importante lembrar que há todo um trabalho de embasamento teórico antes do laboratório de redação.

É uma atividade constante, oferecida ao longo do ano corrente, permitindo um acompanhamento individual da evolução de cada aluno. A partir de textos, explanações e de um debate orientado pela professora Nádialúcia Xavier, cria-se uma dinâmica de grupo e o aluno é estimulado a produzir o seu trabalho, sempre assistido pelo mestre.

A correção criteriosa detecta os erros e reorienta o estudante. O Laboratório de Redação é, além disso, um espaço privilegiado para a discussão dos grandes temas da atualidade, enriquecendo as informações e a capacidade de argumentar, requisitos fundamentais nas dissertações – modalidade de redação exigida na esmagadora maioria dos exames.

Lembre-se:

-todo texto tem uma composição interna ordenada em forma de introdução, desenvolvimento e conclusão;

- essas partes são desenvolvidas em parágrafos, construídos a partir de idéias-núcleo;

- o tópico frasal contém a idéia-núcleo e, normalmente, encabeça o parágrafo;

- os parágrafos são constituídos de frases, orações e períodos;

- as frases, orações e períodos devem ser estruturados de forma a tornar a mensagem clara, direta e objetiva, obedecendo às normas da Língua.