FUNDAMENTAL I – 1º AO 5º ANO

CLIQUE AQUI E FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE NO FUNDAMENTAL I

 

1º Ano do Ensino fundamental– (Alfabetização)

Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos.     Enfatizamos a coordenação motora escrita, a alfabetização da criança através da construção da língua escrita, relacionando letras e sons, discriminando e visualizando as famílias silábicas.
Visamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas.

Idade que vai de 5 anos e 6 meses a 6 anos e 6 meses.

 

* despertar em nossos alunos a noção de que criar, arriscar, inovar, buscar sempre o aperfeiçoamento, acreditando nos próprios sonhos e no próprio potencial, é a grande marca dos verdadeiros vencedores.

* Formação de crianças felizes e capazes, orientadas no caminho do conhecimento, estimuladas a raciocinar, resolver questões com o máximo de autonomia, interagir com o ambiente externo, segundo as fases de seu desenvolvimento.

*Desenvolver educandos conscientes de suas capacidades cognitivas, afetiva, ética e social para agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania;

* Conscientizar o educando a praticar hábitos saudáveis, agindo com responsabilidade em relação a sua saúde.

A Escola Normal Rural dá importância à qualidade do conteúdo, às regras de conduta e à avaliação integral do aluno. Respeito, Solidariedade, Ética, Cidadania são conceitos aprendidos desde o Infantil I, em todos os programas desenvolvidos na escola. Na Escola Normal não existe rotina, existe organização. Acredita e compartilha da teoria “a boa escola para uma criança é aquela em que ela se sente capaz e feliz”.

 

Atividades Educacionais

Estimulamos a inventividade e a curiosidade, fundamentais nessa fase de descobertas. Conseguimos fazer nossas crianças aproveitarem sua infância e quererem desvendar, com a mesma motivação, os mistérios que envolvem a Linguagem e seus Códigos, as Ciências da Natureza, a Matemática, as Ciências Humanas e suas Tecnologias. Com isso, desejamos formar nossos alunos como cidadãos conscientes e capazes de fazer a diferença – em suas vidas adultas e no mundo. Por isso não podemos nos limitar á sala de aula, desenvolvemos durante o ano letivo atividades como:

*Olimpíadas internas em todas as disciplinas;

* Aulas de campo e viagens educacionais;

* Dança, teatro e música;

* Momento cívico semanal;

* Participação em olimpíadas científicas e nacionais;

* Atividades no observatório de astronomia;

*Projeto Ciranda de livros;

* Projeto Alimentação saudável;

* Aulas de laboratório;

* Atividades no laboratório de informática;

* Projeto Monitoria em sala de aula e no intervalo.

 

2º ano

O momento dos novos desafios: organização e postura

Ao iniciarem o Ensino Fundamental, nossos alunos vivem um momento significativo no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, marcado por novas exigências em relação ao estudo e ao ambiente escolar.

 

Nosso trabalho visa a acompanhá-los e a desafiá-los, acolhendo-os em seus diferentes ritmos e possibilidades. Nesse sentido, temos como principais objetivos que o aluno:

  • integre-se à nova rotina escolar;
  • adquira autonomia no uso e conservação do novo material;
  • perceba a necessidade de se concentrar e dedicar mais tempo a estudar, tanto em classe como em casa;
  • integre-se à nova configuração do grupo, contribuindo para o trabalho coletivo e respeitando o processo de aprendizagem dos colegas;
  • organize-se frente ao estudo, inclusive diante das novas áreas curriculares, apropriando-se dos conteúdos propostos;
  • acompanhe a introdução do processo de avaliação desse nível de escolaridade, compreendendo-o como forma de ajudá-lo a conscientizar-se de suas conquistas e obter ajuda e/ou criar recursos para superar suas dificuldades.

 

3º ano

Exploração das possibilidades de estudo

Já familiarizados com as novas exigências do Ensino Fundamental, os alunos apresentam maior adequação e ritmo nas situações de trabalho, o que possibilita um aprofundamento no aprendizado dos conteúdos. Nesse momento, nossos principais objetivos são que o aluno:

  • reconheça que se apropriar de conhecimentos mais complexos nem sempre é fácil, mas a persistência para a elaboração de boas produções traz conquistas no aprendizado que nos motivam e nos alimentam;
  • dedique mais atenção ao processo e ao produto de seu trabalho, considerando a necessidade de revisão e complementação na elaboração de um bom produto final;
  • demonstre maior apropriação da escrita, da leitura e da linguagem matemática, comunicando seu pensamento de forma a ser melhor compreendido socialmente;
  • amplie suas possibilidades de reconhecer e respeitar as diferenças individuais;
  • veja a avaliação da aprendizagem dos conteúdos e posturas como um processo contínuo, que o auxilia a apropriar-se de seus recursos para a aprendizagem.

 

4º ano

Ampliação da visão de mundo: dedicação pessoal e trabalho em grupo

Nessa série, os alunos diversificam seus interesses, ampliando sua inserção social e cultural. Temos, então, como principais objetivos que o aluno:

  • considere a escola como um espaço de estudo, que requer uma organização pessoal e posturas compatíveis;
  • compreenda que o trabalho em grupo depende de uma organização que assegure a participação de cada um, com seus diferentes pontos de vista;
  • perceba que o trabalho com os conteúdos ganhou relevância, exigindo maior concentração e dedicação;
  • amplie a competência de ler, escrever e interpretar textos e elabore suas produções buscando seguir as normas convencionais de comunicação do pensamento nas diversas áreas;
  • apreenda os conteúdos trabalhados, estabeleça relações entre eles, incluindo seus conhecimentos extraescolares, e consiga formular e emitir opiniões pessoais;
  • respeite os demais e seja justo na resolução dos conflitos, mesmo que, em algumas situações, não seja ele o beneficiado.

 

5º ano

Autonomia e compromisso

Nossa preocupação central nessa etapa é que o aluno amplie a percepção sobre seu processo de aprendizagem e se sinta participante e responsável dentro do seu grupo. Nesse sentido, nosso trabalho tem como principais objetivos possibilitar que o aluno:

  • estabeleça relações e generalizações diante dos novos conteúdos e do que estudou nas séries anteriores;
  • expresse responsabilidade e independência em relação às tarefas escolares e às suas atitudes dentro da escola;
  • articule diferentes pontos de vista, percebendo as implicações grupais de sua ação individual;
  • perceba os momentos de avaliação como oportunidade de se conscientizar e criar metas para modificar sua postura e os recursos de aprendizagem;
  • sistematize os conteúdos aprendidos nas diferentes linguagens ao longo desse nível da escolaridade.

CLIQUE AQUI E FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE NO FUNDAMENTAL I