EDUCAÇÃO INFANTIL

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OBJETIVO PEDAGÓGICO

Quando ingressa na Educação Infantil, a criança inicia uma nova trajetória de desenvolvimento. Nesta etapa, ela ganha segurança no andar e mergulha definitivamente na descoberta da oralidade. As atividades propostas pelo EN Infantil visam ampliar as oportunidades de interação da criança com diferentes situações e temáticas, enriquecendo sua rotina para a construção de sua identidade e vínculos afetivos com o mundo ao redor. Seguindo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, objetivamos contribuir com a formação de um cidadão autônomo que consiga acompanhar as transformações e mudanças do mundo moderno.

 

INFANTIL I

Nessa fase, a criança está cheia de energia e entusiasmo. Aprende por meio da exploração do ambiente, curiosidade, imitação e imaginação sem fim. Quanto mais a criança é estimulada a falar, movimentar-se e descobrir, maior será o desenvolvimento do seu cérebro e da coordenação fina dos seus movimentos. Essas realizações, ajudam a criança a se comportar com mais competência e confiança. A criança, nessa fase, já pode engatinhar e andar e se desloca pelos lugares. Abaixa-se, sem cair, para pegar objetos no chão. Começa a identificar as partes do corpo e aprende a falar o nome delas. Ainda se comunica por gestos, abana a cabeça para dizer não, dá adeus e bate palminhas.

Idade de 1 ano

 

INFANTIL II

Nesse fase tudo quer sentir, tocar, amassar, morder, cheirar. É nessa hora que elas pedem estímulos. Acriança, nessa fase, adquire novas habilidades a cada dia. Caminhando agora com     desenvoltura, quer investigar o mundo que se abre para ela. Não permanece muito tempo no   mesmo lugar, na mesma atividade, porque tem milhares de coisas e lugares para explorar.

Idade de 1 ano e 6 meses a 2 anos e 6 meses

 

INFANTIL III

Nessa fase visamos explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, estimulamos a linguagem oral através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando, sempre, as diferenças individuais de cada um.

Idade que vai de 2 anos e 6 meses a 3 anos e 6 meses.

INFANTIL IV

Nessa fase, visamos o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação viso-motora, além de, buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.

Idade que vai 3 anos e 6 meses a 4 anos e 6 meses.

INFANTIL V

Nessa fase visamos o desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita (período preparatório).
Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para o 1º Ano – Alfabetização).
Procuramos desenvolver conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e todos os funcionários da escola, bem como a importância e o cuidado com a natureza. Através de conceitos básicos e material concreto buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.

Idade que vai de 4 anos e 6 meses a 5 anos e 6 meses.

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AULAS ESPECIALIZADAS

 

Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal e a psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio de atividades dinâmicas, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por meio de atividades recreativas as crianças desenvolvem suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo.

 

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- Musicalização -

A música, além de suas atribuições próprias, socializa e sensibiliza a criança, desenvolve seu poder de concentração e raciocínio, fator importante em todas as fases da vida, auxiliando, ainda, na coordenação motora e no desenvolvimento da parte auditiva, que colabora diretamente no processo de alfabetização.

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Escolinhas Esportivas

-Dança -

A dança é uma atividade que prioriza uma educação motora consciente e global, não é só uma ação pedagógica, mas também psicológica com o fim de normalizar ou melhorar o comportamento da criança, além de proporcionar o resgate de valores culturais, o aprimoramento do senso estético, e o prazer da atividade lúdica para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.

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- Futebol na categoria chupetinha -

O futsal é o esporte mais popular do Brasil e, por isso, não podemos deixar de destacar sua relevância para a cultura corporal de movimento da escola e sua conseqüente influência na aprendizagem sociocultural e motora das nossas crianças.

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- Aulas de Flauta -

A iniciação musical na Educação Infantil estimula as áreas do cérebro da criança que vão beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens. Além, é claro, de ser um grande barato!

- Xadrez -

É de grande importância este jogo para o desenvolvimento dos processos psicológicos básicos da criança. Pensando no crescimento intelectual, cognitivo, emocional, moral e social das crianças, o xadrez é uma das melhores lições que uma criança pode obter na escola que é como organizar seu pensamento, e esta valiosa lição pode ser obtida mediante o estudo de xadrez.

- Bambinos em Destaque -

A EN Infantil baseia seu trabalho nos parâmetros curriculares nacionais, que constituem referência em todo o país, abordando metas de excelência educacional, levando os alunos a se relacionarem com o mundo atual como cidadão consciente, responsável, crítico, ético, dinâmico, solidário e feliz.

Sabemos que as crianças procuram ativamente aquilo que vivenciam, construindo hipóteses que lhes pareçam razoáveis. Elas vão, portanto, construindo seus conhecimentos e organizando noções através de sua interação com o meio.

EN INFANTIL, LUGAR DE CRIANÇA FELIZ!

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PROJETOS

Os Projetos possibilitam o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Essas habilidades incluem, entre outras, o raciocínio, a investigação e a formação de conceitos.
A criança é mediada pelo professor para que reflita, aprenda a argumentar, a respeitar a  opinião do outro, e a ter uma postura crítica diante da vida.

A criança deve ter oportunidade de se tornar um indivíduo questionador, crítico, autônomo, ativo e participante, transformando o meio através de suas ações.

Sabemos que as crianças procuram ativamente aquilo que vivenciam, construindo hipóteses que lhes pareçam razoáveis. Elas vão, portanto, construindo seus conhecimentos e organizando noções através de sua interação com o meio.

Apresentação de Paradidáticos

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FECON – Feira do Conhecimento

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Psicomotricidade
Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal e a psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio de atividades dinâmicas, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por meio de atividades recreativas as crianças desenvolvem suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo.

 

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Musicalização

A música, além de suas atribuições próprias, socializa e sensibiliza a criança, desenvolve seu poder de concentração e raciocínio, fator importante em todas as fases da vida, auxiliando, ainda, na coordenação motora e no desenvolvimento da parte auditiva, que colabora diretamente no processo de alfabetização.

 

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Escolinhas Esportivas

- Dança -

A dança é uma atividade que prioriza uma educação motora consciente e global, não é só uma ação pedagógica, mas também psicológica com o fim de normalizar ou melhorar o comportamento da criança, além de proporcionar o resgate de valores culturais, o aprimoramento do senso estético, e o prazer da atividade lúdica para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.

 

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Futebol na categoria chupetinha

O futsal é o esporte mais popular do Brasil e, por isso, não podemos deixar de destacar sua relevância para a cultura corporal de movimento da escola e sua conseqüente influência na aprendizagem sociocultural e motora das nossas crianças.

 

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Aulas de Flauta

A iniciação musical na Educação Infantil estimula as áreas do cérebro da criança que vão beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens. Além, é claro, de ser um grande barato!

Xadrez

É de grande importância este jogo para o desenvolvimento dos processos psicológicos básicos da criança. Pensando no crescimento intelectual, cognitivo, emocional, moral e social das crianças, o xadrez é uma das melhores lições que uma criança pode obter na escola que é como organizar seu pensamento, e esta valiosa lição pode ser obtida mediante o estudo de xadrez.

Bambinos em Destaque

A EN Infantil baseia seu trabalho nos parâmetros curriculares nacionais, que constituem referência em todo o país, abordando metas de excelência educacional, levando os alunos a se relacionarem com o mundo atual como cidadão consciente, responsável, crítico, ético, dinâmico, solidário e feliz.

Sabemos que as crianças procuram ativamente aquilo que vivenciam, construindo hipóteses que lhes pareçam razoáveis. Elas vão, portanto, construindo seus conhecimentos e organizando noções através de sua interação com o meio.

EN INFANTIL, LUGAR DE CRIANÇA FELIZ!

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