"Educar é uma obra de amor, perseverança e respeito"

Bazinha

Educação Infantil

A Educação Infantil da Escola Normal tem uma abordagem educacional voltada para o Aprender Brincando desenvolvendo as diferentes habilidades das crianças (intelectuais, emocionais, motoras e sociais), contribuindo para a expansão das suas capacidades de comunicação, interação social, domínio do espaço físico e do próprio corpo, pensamento, ética e estética.
    Objetivamos contribuir com a formação de um cidadão autônomo que consiga acompanhar as transformações e mudanças do mundo moderno.

DIFERENCIAIS

•  Utilização de recursos tecnológicos como suporte de atividade pedagógica;
  • Aulas de Campo
  • Metodologia lúdica e comunicativa no ensino da língua inglesa;
  • Aulas de Música e de Inglês a partir do Infantil 1
  • Projeto Farol (com psicóloga, psicomotricista, nutricionista);
  • Fortalecimento dos vínculos familiares através o incentivo à leitura em família;
  • Educação inspirada nos princípios de liberdade nos ideais de solidariedade humana;
  • Estímulo “à alimentação saudável: Dia da Fruta”
  • Parquinho exclusivo;
  • Sala de Movimentos;
  • Biblioteca Infantil
  • Equipe de Saúde, preparada para cuidar do bem estar e saúde da criança;
  • Lego Education, trabalhamos o desenvolvimento da cognição, criatividade e divisão de tarefas;
  • Academia Olímpicos (a partir dos 3 anos)
  • Esporte para crianças com idade acima de 05 anos;
  • Recreação Infantil;
  • Projeto Leitura Viva
  • Sistema Integral

Coordenação: Profa. Clésia Vitória

Projeto Leitura Viva

A criança quando estimulada com a leitura desde a primeira infância tem a oportunidade de ampliar o repertório, concentração, observação de mímicas e gestos, provocando os questionamentos e a imaginação dos pequenos.

ArtÉfato

A diversidade cultural é um tema de interesse de estudo e pesquisa em nossa escola até com os bebês, desde a elaboração , organização e desenvolvimento. Apresentamos os trabalho de forma lúdica. Os artista plásticos brasileiros são trabalhados de forma bem interativa na feira de arte e cultura.

Sala de Movimentos

A sala de movimentos estimula o desenvolvimento motor e trabalha as coordenações motora fina e grossa, essencial para essa fase de crescimento da criança.

Projeto Farol

O acompanhamento psicológico estimula a interação, participação e o envolvimento das crianças na escola. Bem como o respeito, o cuidar e a boa convivência no ambiente escolar. A Equipe é formada por Psicóloga - Psicomotricista - Nutricionista

FECON – Feira do Conhecimento

O projeto da feira de ciências permite que as crianças coloquem uma oportunidade para que coloquem a "mão na massa" – vivenciando experiências concretas e lidando com grandes conceitos e valores científicos em suas próprias observações.

Projeto carnaval

O projeto valoriza a grande festa brasileira, proporciona momentos de interação entre família e escola através do resgate das marchinhas carnavalescas. O objetivo é valorizar a nossa história e fazer um resgate das antigas músicas, bandas e fanfarras.

Projeto de musicalidade

O processo de musicalização dos bebês precisa começar cedo. Quanto antes for estimulado, maiores serão os potenciais envolvidos. O professor de musicalidade trabalha com diversos tipos de instrumentos para aguçar a capacidade auditiva da criança. Eles tem também o manuseio de vários instrumentos. Durante uma aula de musicalização as atividades são direcionadas a escuta com musicas cantadas pelos professores com uso de instrumentos, de danças e brincadeiras. É importante lembrar que a música seja a linguagem do momento e que tudo ocorra ao redor dela.

SEC - Semana Esportiva Cultural

Durante toda uma semana ocorrem atividades que envolvem todas as disciplinas, promovendo cultura, desporto e ludicidade aos estudantes. Jogos, teatro, gincanas, brincadeira e muita alegria.

Projeto Festas Juninas

Incentivando o respeito e a manutenção das tradições populares, organizamos espetáculos durante toda uma semana de festejos. Um momento onde as raízes da cultura nordestinas são destacadas.

Projeto Páscoa

Tem como objetivo mostrar o verdadeiro sentido da páscoa para as crianças.

Projeto Educação para o trânsito

Objetiva a concentração e orientação sobre as normas e a boa convivência no trânsito das nossas crianças, futuros adultos.

Sistema Integral

O STI - Sistema Tempo Integral é um programa pedagógico complementar oferecido aos alunos regularmente matriculados na Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Normal, que busca desenvolver os aspectos sociais, cognitivos, afetivos e físicos. Todas as atividades serão planejadas com ênfase no cuidado pessoal e serão acompanhadas por uma equipe multidisciplinar.