O Ensino Fundamental II da Escola Normal procura desenvolver no aluno a responsabilidade e a autonomia, bem como preparara-los para que eles descubram seus talentos e sejam conscientes e capazes de responder aos atuais desafios a humanidade. Para isso utilizamos diversas fontes de informação e dispomos de uma equipe de professores, consciente de que a educação é uma ação transformadora.
Com essa visão aprofundamos os conhecimentos e o domínio da leitura, da escrita e do cálculo, compreendendo o ambiente natural e social, o sistema político, a utilização da tecnologia e os valores da sociedade em contato com diferentes realidades, além dos mais modernos recursos pedagógicos. Dessa maneira, é garantido aos alunos o desenvolvimento das habilidades intelectuais, bem como a construção de valores morais e éticos que permitam a atuação consciente dos mesmos na sociedade.
DIFERENCIAIS
Coordenação: Profa. Claudinê Chaves
BALAIO LITERÁRIO
Voltado para os clássicos da literatura, o projeto visa a expor os trabalhos literários e as apresentações artísticas, produzidas pelos alunos, visando despertar o gosto pela leitura, bem como desenvolver habilidades e desenvolver o senso crítico em nossos alunos.
EN MAKER
A robótica educacional tem como objetivo formar alunos mais proativos, que assumam a responsabilidade por seu processo de aprendizado. Essa mudança de postura auxilia crianças e adolescentes a deixarem o papel de meros expectadores para que sejam protagonistas na construção de seus conhecimentos. Em nossa escola o ensino maker consta como parte curricular obrigatória de 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental.
SEC - SEMANA ESPORTIVA CULTURAL
É um evento promovido pela Escola Normal que engloba várias áreas do conhecimento. Além do entrosamento entre os alunos, disciplina e autonomia estão presentes em tarefas que englobam conhecimento, trabalho em grupo, jogos e liderança.
FEIRA DE CIÊNCIAS
Estimulando o interesse pela pesquisa a Feira de Ciências da Escola Normal gera representação do entendimento do aluno como ser humano dentro do Universo, do espaço, da vida e de suas relações. As exposições são consideradas uma das formas mais eficientes de divulgação dos trabalhos nas áreas das ciências, de engenharia e de tecnologia contribuindo com a formação integral dos alunos.
PROJETO FAROL
O acompanhamento psicológico estimula a interação, participação e o envolvimento das crianças na escola. Bem como o respeito, o cuidar e a boa convivência no ambiente escolar. A Equipe é formada por Psicólogo - Nutricionista
PROJETO ESCREVER +
O processo de letramento é uma forma ativa do ser humano se apropriar de conhecimentos que elevam seu desenvolvimento cultural e com isso o seu modo de agir e de se relacionar com mundo de pessoas e objetos culturais. O projeto Escrever + tem o objetivo de fornecer aos alunos instrumentos que o capacitem para a produção de textos em geral, ampliando o vocabulário e incentivando a criatividade do leitor/escritor.
PROJETO APROFUNDAEN
Tem por principal objetivo o aprofundamento das matérias de ciências da natureza (química, física e biologia) para o 9º ano do Ensino Fundamental 2
LABORATÓRIO DE REDAÇÃO
O Laboratório de Redação consiste na análise individualizada das produções textuais dos alunos do Ensino Médio, nos quais são detalhados erros e acertos conforme as cinco competências avaliativas da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Nesses momentos, são avaliados textos provenientes de temas de cunho social, como abordado no exame supracitado, que englobam áreas do conhecimento, dentre as quais estão: Direitos Humanos, Meio Ambiente, Saúde, Educação, Tecnologia, Cultura, etc. No Ensino Fundamental 2 o laboratório de redação acontece para as séries de 8º e 9º ano.
SIMULADOS ENEM
Os simulados favorecem no processo de aprendizagem dos alunos, ajudando-os a fixar os conteúdos aprendidos e é uma oportunidade para que os alunos entendam como se portar diante de exames que encontrarão não só na escola, mas na sociedade, como o Enem e os concursos públicos.
SISTEMA DE TEMPO INTEGRAL
O STI - Sistema Tempo Integral é um programa pedagógico complementar oferecido aos alunos regularmente matriculados na Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Normal, que busca desenvolver os aspectos sociais, cognitivos, afetivos e físicos. Todas as atividades serão planejadas com ênfase no cuidado pessoal e serão acompanhadas por uma equipe multidisciplinar.