"Educar é uma obra de amor, perseverança e respeito"

Bazinha

Ensino Fundamental II

O Ensino Fundamental II da Escola Normal procura desenvolver no aluno a responsabilidade e a autonomia, bem como preparara-los para que eles descubram seus talentos e sejam conscientes e capazes de responder aos atuais desafios a humanidade. Para isso utilizamos diversas fontes de informação e dispomos de uma equipe de professores, consciente de que a educação é uma ação transformadora.

Com essa visão aprofundamos os conhecimentos e o domínio da leitura, da escrita e do cálculo, compreendendo o ambiente natural e social, o sistema político, a utilização da tecnologia e os valores da sociedade em contato com diferentes realidades, além dos mais modernos recursos pedagógicos. Dessa maneira, é garantido aos alunos o desenvolvimento das habilidades intelectuais, bem como a construção de valores morais e éticos que permitam a atuação consciente dos mesmos na sociedade.

DIFERENCIAIS

• Aula de campo
  • Aulas em ambientes externos a sala de aula
  • Aulas de laboratório
  • Aulas de raciocínio lógico
  • Preparação para Olimpíadas Brasileiras
  • Olimpíadas Internas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagem e códigos)
  • Acompanhamento do desempenho do aluno pela Coordenação
  • Simulados semestrais
  • En maker (6º ao 8º ano)
  • Feira de ciências
  • Balaio literário
  • Projeto Farol (nutricionista – psicólogo)
  • Projeto escrever +
  • Laboratório de redação (8º e 9º ano)
  • Laboratório de informática
  • Projeto aprofundaEN ciências da natureza (9º ano)
  • Ensino integral com e sem almoço (6º e 7º ano)
  • Sec- semana esportiva cultural
  • Catequese e Crisma

Coordenação: Profa. Claudinê Chaves

BALAIO LITERÁRIO

Voltado para os clássicos da literatura, o projeto visa a expor os trabalhos literários e as apresentações artísticas, produzidas pelos alunos, visando despertar o gosto pela leitura, bem como desenvolver habilidades e desenvolver o senso crítico em nossos alunos.

EN MAKER

A robótica educacional tem como objetivo formar alunos mais proativos, que assumam a responsabilidade por seu processo de aprendizado. Essa mudança de postura auxilia crianças e adolescentes a deixarem o papel de meros expectadores para que sejam protagonistas na construção de seus conhecimentos. Em nossa escola o ensino maker consta como parte curricular obrigatória de 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental.

SEC - SEMANA ESPORTIVA CULTURAL

É um evento promovido pela Escola Normal que engloba várias áreas do conhecimento. Além do entrosamento entre os alunos, disciplina e autonomia estão presentes em tarefas que englobam conhecimento, trabalho em grupo, jogos e liderança.

FEIRA DE CIÊNCIAS

Estimulando o interesse pela pesquisa a Feira de Ciências da Escola Normal gera representação do entendimento do aluno como ser humano dentro do Universo, do espaço, da vida e de suas relações. As exposições são consideradas uma das formas mais eficientes de divulgação dos trabalhos nas áreas das ciências, de engenharia e de tecnologia contribuindo com a formação integral dos alunos.

PROJETO FAROL

O acompanhamento psicológico estimula a interação, participação e o envolvimento das crianças na escola. Bem como o respeito, o cuidar e a boa convivência no ambiente escolar. A Equipe é formada por Psicólogo - Nutricionista

PROJETO ESCREVER +

O processo de letramento é uma forma ativa do ser humano se apropriar de conhecimentos que elevam seu desenvolvimento cultural e com isso o seu modo de agir e de se relacionar com mundo de pessoas e objetos culturais. O projeto Escrever + tem o objetivo de fornecer aos alunos instrumentos que o capacitem para a produção de textos em geral, ampliando o vocabulário e incentivando a criatividade do leitor/escritor.

PROJETO APROFUNDAEN

Tem por principal objetivo o aprofundamento das matérias de ciências da natureza (química, física e biologia) para o 9º ano do Ensino Fundamental 2

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO

O Laboratório de Redação consiste na análise individualizada das produções textuais dos alunos do Ensino Médio, nos quais são detalhados erros e acertos conforme as cinco competências avaliativas da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Nesses momentos, são avaliados textos provenientes de temas de cunho social, como abordado no exame supracitado, que englobam áreas do conhecimento, dentre as quais estão: Direitos Humanos, Meio Ambiente, Saúde, Educação, Tecnologia, Cultura, etc. No Ensino Fundamental 2 o laboratório de redação acontece para as séries de 8º e 9º ano.

SIMULADOS ENEM

Os simulados favorecem no processo de aprendizagem dos alunos, ajudando-os a fixar os conteúdos aprendidos e é uma oportunidade para que os alunos entendam como se portar diante de exames que encontrarão não só na escola, mas na sociedade, como o Enem e os concursos públicos.

SISTEMA DE TEMPO INTEGRAL

O STI - Sistema Tempo Integral é um programa pedagógico complementar oferecido aos alunos regularmente matriculados na Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Normal, que busca desenvolver os aspectos sociais, cognitivos, afetivos e físicos. Todas as atividades serão planejadas com ênfase no cuidado pessoal e serão acompanhadas por uma equipe multidisciplinar.